Santo Samba
(Pedro Luís)
(Pedro Luís)
Parei pra pensar um pouco
Quão louco que está o mundo
Do jeito que as coisas andam
Um dia ainda largo tudo
Os Santos estão pirando
Não dão conta da demanda
Se eles sartam de banda
Nos resta seguir cantando
Deixo as mágoas para trás
Deixo tudo que não presta
Desligo os problemas
E chamo os amigos pra fazer a festa
Vou cuidar de sambar
Vou cantar pra valer
O samba é um santo remédio
Pra quem quer viver
Se os santos estão pirados o que será de nós?
Santo seja o samba!Segundo poema concreto do saudoso Wally Salomão: Expressão das etnias negras ou mestiças do quadro da vida urbana brasileira. É isso é fato. Tão mestiça quanto nossa população, o samba sagrou-se como expressão urbana dos segmentos negros e mestiços da classe popular urbana Carioca. Resultado da mistura do batuque trazido por Negras baianas ( semba= Umbigada) ou Lundu , Habanera , Maxixe e o Choro. O samba popularizou-se a partir dos pagodes realizados na Casa da Tia Ciata, moradora à época na Zona Portuária . Segundo dados históricos Ciata foi importante personagem na constituição de uma identidade cultural Carioca. Mulher de funcionário público.Ciata recebia não somente populares em seus Candomblés que sempre acabavam em roda de partido Alto , mas, também figuras ilustres da Literatura e dos quadros da Elite da época. Ainda segundo fontes históricas, Ciata teria sido a responsável pela liberação do culto aos Orixás e a realização dos pagodes, considerados na época coisa de negros vadios!
Foi inclusive na casa de Ciata que foi provavelmente criado o polêmico samba ''Pelo telefone'' de Ernesto dos Santos : O Donga. Mas foi com o rádio , a popularização das vitrolas e o Carnaval que o samba tomou impulso e passou a se relacionar a festa profana.Dessa forma samba passou a ser sinônimo de Carnaval!
A Palavra samba vem de semba e significa umbigada. Nas senzalas negros , sinhás e senhores dançavam o Lundu , que vem de Calundu Rural. No Lundu dança-se batendo umbigo com umbigo ( semba). Amigos imagine quanta mestiçagem surgiu numa sembada, heim?Hahahahaha!
Assim temos no início do século XX com a migração das negras Baianas para o Rio de Janeiro o surgimento do samba. Destacam-se nessa época: Donga , João da Baiana , Mauro de Almeida , Ciata , Pixinguinha , Sinhô.Esses formaram a primeira geração de sambistas , se caracterizavam por sambas bem elaborados e uso de instrumentos refinados. São chamados de almofadinhas!
Vindos do Estácio berço da boemia, malandragem e jogatina temos : Bide , Marçal, Noel , Cartola, Milton , Ismael Silva.O samba é marcado nessa geração por exaltar a boemia , a jogatina , a malandragem e a vadiagem . Dai cria-se a distinção entre samba do morro e samba do asfalto. Samba batucada e samba sofisticado...O apelo a boemia é explícito em letras como a de Ismael Silva, vejamos: '' Se você jurar que me tem amor / Eu posso regenerar / Mas se é para fingir mulher / A orgia assim não vou deixar!
De uma forma ou de outra o samba com suas nuançes e molejos é uma das maiores riquezas da nossa cultura popular!
Vou ficando por aqui e volto em breve!
Oi, meu caro.
ResponderExcluirSim, samba é uma das diversas identidades culturais desse nosso Brasilsão! HAHA
Ainda pelo lado religioso o saudoso e extremamente sábio Papa João Paulo II já dizia que o que a sociedade moderna precisava era de santos de calça jeans, ou seja, não esperemos intervenção do Céu, façamos nós mesmo aqui na Terra a nossa parte.
O samba com sua expressão forte da mistiçagem demonstram bem esse jeitinho brasileiro de arrumar solução pra tudo de forma descontraída e deixando a vida nos levar! Está aí uma outra forma de 'subirmos ao altar'!
Qual delas dá mais certo?
vai saber!
A grande sacação da mistiçagem no Brasil é justo a de não termos fórmulas, mas sim várias possibilidades adquiridas, 'juntadas' e 'recriadas'; assim vamos tentando cada qual a seu modo resolver. Quem sabe um dia a gente não consegue, né? HAHA
Abçs
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