segunda-feira, 3 de agosto de 2009

80 quadro a quadro veio e surgiu a cena



Galera, como nasci na década de 70, mais especificamente 1976 os fatos aqui narrados se mesclarão a recordações e registros pesquisados a posteriore. Até por que não posso me lembrar com nitidez do surgimento dos primeiros grandes artistas da aclamadíssima geração oitenta pois na época não passava de um pirralho sem a menor noção do que era Rock Brasuca.

Então, quem não lembra quando ia a matinê de sábado ou domingo em que o DJ tocava a sequência Rock Brasil? Cara eu lembro que além disso eu me esbaldava de tomar guaraná e rolar no chão do Clube, chegava imundo em casa e minha mãe me dava um esporro daqueles e um banho geladão...kkkkkkkkk!

Mas no iniciozinho da adolescência aquelas canções melancólicas da Legião pareciam dizer tudo que um adolescente vivenciava: revolta com os pais, indignação com o país, amizades, amores( Quem um dia irá dizer que não existe razão nas coisas feitas pelo coração, quem irá dizer que não existe razão...), decepções amorosas, timidez( toda vez que te olho crio um romance te persigo mudo todos os instantes...Essa minha timidez...), tédios e afins. Essa última citada entre parênteses pertence a uma banda contemporânea à época da Legião , o Biquíni Cavadão.Banda batizada e apadrinhada por Hebert Viana dos Paralamas do Sucesso, aliás ambas ativas até a data de hoje. Vida longa a essa coroada que não envelhece nunca!

Meus amigos, época boa essa heim? Lembro com alegria dos primeiros acordes que meu irmão aprendeu foram pra tocar as canções da Legião , e os primeiros que eu também aprendi foram empregados nas canções dos mesmos e mais uma leva de bandas dessa geração Coca - Cola.O vídeo clip da música ''Tempo perdido'' não se perdeu em minha memória. Toda tardinha na coletânea de clips lá estavam eles: A Legião Urbana!Titãs foi uma outra galera que povoaram minha vitrolinha. Lembro que na época meu irmão e meus colegas diziam que a música deles era de retardado...Porra fica ai escutando música de doido, não entendo nada que esse cara canta! Pois é minha gente, simplesmente a música de doido era composta por dois dos maiores compositores da contemporaneadade Pop : Arnaldo Antunes e Nando Reis, duas Feras.

Sempre escutei atentamente a tudo. Cada frase, cada acorde, cada arranjo...Sempre fui muito curioso! Essa curiosidade possibilitou abrir meus ouvidos , olhos, mente e alma as belezas da MPB de qualidade , assim como toda sorte de manifestações artísticas, que só me enriquecem o espírito.Tudo vale a pena sua alma não é pequena.Pois é, nosso rock se destacou e se consolidou por que soube sempre associar a atitude do rock and roll ao sotaque dos nossos ritmos , da nossa cultura. Toda a geração pop contemporânea de hoje deve loas a geração oitenta.

Não posso deixar de falar aqui dos eventos e lugares importantes pra a consolidação do rock oitentista. Arpoador com sua atmosfera libertária , com seus ares e maresia , sediou diversos eventos com a galera do rock brasuca. Circo Voador ícone maior da atitude rock and roll! Na verdade a Lapa foi e sempre será celeiro de ótimas manifestações artísticas.O Rock in Rio foi outro evento que marcou a história do Rock Nacional. Nele nossos artistas se apresentaram em shows memoráveis em pé de igualdade com os artistas internacionais.

Sem saudosismos mas ouvir óculos do Paralamas traduz o que a maioria dos adolescentes menos privilegiados pela beleza sentem: Por que você não olha pra mim, me diz o que que eu tenho de mal por que você não olha , por trás dessa lente também bate um coração...Além da pulsação visceral da batera e do baixo do Bi Ribeiro, a pegada reggae-ska dessa música é poderosa , e é uma escola pra qualquer batera iniciante.Moçadinha da atualidade dêem uma passadinha pelo passado recente da nossa música , abram seus ouvidos, mentes e corações.A massificação atual imbeciliza, massacra e maltrata os ouvidos e mentes da juventude. A música é minimalista assim como os cérebros são mínimos, quando não ausentes. Estou perplexo e irritado com a onda de celulares que tocam música. É, a galerinha que tem os modos e os ouvidos mal educados põe no último furo canções riquíssimas pra nós ouvirmos: "senta e quica", relaxa e quica, relaxa e quica, é na cabeça da p....E por ai vão as barbaridades, sem noção chegou e parou. Mais uma vez se lhes digo só a educação sensibilizante é o que salva!A Arte é o caminho. A massificação só produz autómatos, robôs idiotizados, desusbistancializados, podres em essência!

Vamos recordar um pouquinho as canções da geração oitenta? vamos lá?

Vida longa aos remanescentes do Rock Brasil!






ÓculosOs Paralamas Do Sucesso


Composição: Hebert Viana
Se as meninas do Leblon



Não olham mais pra mim


(Eu uso óculos)


E volta e meia


Eu entro com meu carro pela contramão


(Eu sem óculos)


Se eu alegre


Eu ponho os óculos e vejo tudo bem


Mas se eu to triste eu tiro os óculos


Eu não vejo ninguém
Por que você não olha pra mim? Ô ô



Me diz o que é que eu tenho de mal ô ô


Por que você não olha pra mim?


Por trás dessa lente tem um cara legal


Oi Oi Oi Oi Oi
Eu decidi dizer que eu nunca fui o tal



Era mais fácil se eu tentasse fazer charme de intelectual


Se eu te disser Periga você não acreditar em mim


Eu não nasci de óculos


Eu não era assim
Por que você não olha pra mim? Ô ô



Me diz o que e que eu tenho de mal ô ô





Por que você não olha pra mim?


Por trás dessa lente tem um cara legal
Por que você não olha pra mim? Ô ô



Por que você diz sempre que não? Ô ô


Por que você não olha pra mim?


Por trás dessa lente também bate um coração





Timidez


Biquíni Cavadão





Toda vez que te olho


Crio um romance


Te persigo, mudo todos instantes


Falo pouco pois não sou de dar indiretas


Me arrependo do que digo em frases incertas


Se eu tento ser direto, o medo me ataca sem poder nada fazer


Sei que tento me vencer e acabar com a mudez


Quando eu chego perto, tudo esqueço e não tenho vez


Me consolo, foi errado o momento, talvez


Mas na verdade, nada esconde essa minha timidez


Eu carrego comigo a grande agonia


De pensar em você, toda hora do dia


Eu carrego comigo, a grande agonia


Na verdade nada esconde essa minha timidez


Na verdade nada esconde essa minha timidez


Talvez escreva um poema


No qual grite o seu nome


Nem sei se vale a pena


Talvez só telefone


Eu me ensaio, mas nada sai


O seu rosto me distrai


E, como um raio,eu encubro , eu disfarço eu camuflo, eu desfaço


Eu respiro bem fundo


Hoje digo pro mundo


Mudei rosto e imagem


Mas você me sorriu


Lá se foi minha coragem


Você me inibiu


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Camara de Ecos: Nasci sob um teto sossegado, Filho de Pai Árabe e uma Sertaneja Baiana, Agora entre meu ser Eo ser alheio a linha de fronteira se rompeu, A memória é uma ilha de edição, Samba: expressão das etnias negra ou mestiça do quadro da vida urbana brasileira; A quase catatonia do quase Cinema, Júbilo epifânico do Édem. Tenho os pé no chão por que sou de Sagitário.Mas a cabeça, gosto que avoe...