sábado, 1 de agosto de 2009

A Dimensão espiritual na obra de Kandinsky ou dança da cores




Olá povo, e estamos na luta!
Como adoro Arte e especialmente as correntes modernas , vou falar um pouco das sobre Arte abstrata, em especial Kandinsky.

Wassily Kandinsky, nascido em Moscou, no dia 4 de dezembro de 1866 , foi um dos maiores artistas do séc. XX, sua contribuição foi enorme para a criação de uma nova estética, bem como o desenvolvimento de novas técnicas. Ele inovou as artes plásticas e influenciou diversas outras, foi um libertador da arte rompendo com tudo o que era conhecido e valorizado até então. Ele nasceu em uma família simples, de classe média, com 8 anos de idade, começou a ter as primeiras aulas de desenho e música, aprendeu a tocar piano e violoncelo, e apesar de não ser um grande talento para a música este contato lhe permitiu mais tarde desenvolver sua obra como pintor, pois lhe deu noções fundamentais de harmonia e evolução. Aos 20 anos de idade (1886), ingressou na Universidade de Moscou, optou pelo estudo de direito e economia, conseguindo apenas um lugar de assistente jurídico depois de formado na Universidade de Moscou. Aos 30 anos deixou Moscou, mudou-se para Munique, que na época era considerada uma cidade artística, aberta ao mundo. Nesse momento a arte deixa de ser para ele apenas um meio de escapar às tensões. Ingressou na escola de pintura do iugoslavo Anton Azbé, e mesmo sentido-se desestimulado com o tipo de ensino, submeteu-se a rigorosa disciplina de desenho de modelo vivo. É nessa época que conheceu Paul Klee, que mais tarde viria a ser um grande amigo. Insatisfeito com o seu aprendizado, inscreveu-se no curso do Prof. Von Stuck, mas foi rejeitado , retornou um ano depois , quando finalmente foi aceito . Permaneceu no ateliê de Stuck até 1900 e em 1901, fundou a "Phalanx" (Falange) uma associação de artistas – expositores, que foi inaugurada com a exposição de obras suas e de seus colegas do ateliê de Stuck dentre eles Stern, Hüsgen , Hecker e Klee. A "Phalanx" fechou por falta de alunos no ano de 1904, porém a luta para alcançar o devido reconhecimento se refletiu em inúmeros projetos e intenções, daí em janeiro de 1909 nasceu a “Nova Associação dos Artistas de Munique“ (NKVM), nessa época ele criou uma enorme polêmica ao começar a pintar sobre vidro, inspirado na tradição da Bavária. A cidade de Munique tornou-se o centro da arte vanguardista daquela época e, quando Kandinsky pinta a “Composição II” (quadro praticamente perdido durante a 2ª Guerra Mundial, e que foi considerado o mais importante de sua obra), a reação dos críticos a essa obra foi fervorosa, todos concordando que tratava-se de uma obra de um louco ou de um viciado em morfina ou haxixe. Em 1910, ele resolve unir teoria e prática, concluindo o livro “Do Espiritual na Arte“ e pintando sua primeira obra não figurativa , uma aquarela abstrata. Embora tenha encontrado dificuldades na publicação, o livro foi visto com entusiasmo no meio artístico e foi representativo para os jovens artistas que buscavam uma nova fonte de conhecimento. Como já previa a dissolução da “NKVM” já tinha planos para uma nova manifestação artística, que se concretizou sob forma de uma publicação com o título “Der Blaue Reiter“ (O Cavaleiro Azul). Trabalhando com Gabriele Münter e Franz Marc, Kandinsky e seus companheiros viam a publicação não só como uma manifestação de uma nova pintura na Alemanha, mas como um apelo a uma renovação em todos os domínios da arte e da cultura que deveria ocorrer com uma reflexão. Em outubro de 1912, que Kandinsky conseguiu organizar sua primeira grande exposição individual. As exposições e o almanaque com o mesmo título representam um ponto de partida para a arte do século XX, que o conduziram a pintura abstrata. Após a ruptura com a era materialista, nascia para ele um novo mundo cuja forma de expressão adequada seria a pintura abstrata na qual trabalharia com afinco. Um marco decisivo deste caminho é o “Quadro com Borda Branca”, pintado em 1913, no apogeu de sua carreira, antes do Início da 1ª Guerra Mundial. Foi sua obra principal exposta no “Primeiro Salão de Outono Alemão“, organizado em Berlim no mesmo ano. Durante os anos de 1918 a 1921, ele colaborou nos domínios da pedagogia de arte e reforma de museus , no seio de uma organização designada “IZO” (Seção das Artes Plásticas) do “NARKOMPROS” (Comissariado Popular para a Formação Cultural), publicou seis longos ensaios de 1919 a 1920, trabalhou numa análise de suas “características pessoais” e começou a editar o primeiro volume de uma enciclopédia de artes plásticas, que nunca chegou a ser publicada. Fez parte da Comissão Estatal de aquisições do “Museu da Cultura Pictórica”, organizou 22 museus em várias cidades russas, e era encarregado de selecionar e distribuir as obras. Foi extremamente influente como responsável de um ateliê que fazia parte do “SVOMAS” de Moscou (Atelies Artísticos Estatais Independentes). Foi responsável pela organização e gestão do Instituto de Cultura Artística (INCHUK) de Moscou, no qual o programa de ensino previsto baseava-se em suas idéias anteriores que engrandeceram a correlação entre a pintura e a música e a análise das formas e cores elementares. Em 1921, Walter Gropius convidou-o para lecionar na Bauhaus, em Weimar. Esta escola que tinha como objetivo unir as artes plásticas com as artes aplicadas, ele assumiu a cadeira de “Pintura Mural”, onde retomou os programas e os métodos de ensino que tinha experimentado no “Instituto de Cultura Artística” e que deveriam representar aqui o essencial de seu ensino de arte. Seu trabalho no ateliê de pintura mural preocupava–se cada vez mais com materiais próprios da pintura e os diferentes meios de ligações. Paralelamente aos cursos, dedicou-se a uma atividade febril em matéria de aulas e exposições (ao todo 7). Apresentou inúmeras conferências e publicou ensaios sobre questões fundamentais relativas à pintura. A influência do partido bolchevista após 1922, sobre a sua função e o objeto da arte, que conduziu ao “realismo socialista”, o tornou mal visto entre os intelectuais comunistas. Os quadros de Kandinsky foram retirados dos museus, e sua obra deixou de ser apresentada na então União Soviética. Nesse mesmo ano arrisca-se em um novo confronto com seus colegas russos, e participa da “Primeira Exposição da Arte Russa”, organizada pela galeria Van Diemen, em Berlim. A richa com os colegas russos e a realização dos murais proporcionou-lhe, em 1923 sua 1ª exposição individual em Nova Iorque na “Sociedade Anônima”. A primeira fase da Bauhaus foi, contudo obrigada a terminar em 1924, face aos ataques dos partidos de direita a Weimar, com essa dissolução, Kandinsky funda com Klee, Feininger e Jawlensky o “Die Blaue Vier” (Os quatro azuis). Em 1925 a Bauhaus muda-se para Dessau, iniciando uma 2ª fase, que já começou com condições bem mais favoráveis, foram postos à disposição meios financeiros para a construção de um edifício escolar e habitações para os mestres. As famílias de Kandinsky e Klee viviam lado a lado. Os dois pintores pediram a Gropius que introduzisse aulas de pintura livre, onde poderiam continuar suas investigações sobre a pintura. Kandinsky e Klee, estavam ligados por uma sólida amizade e cada um respeitava os princípios artísticos do outro, apreciavam–se tanto na qualidade de pessoas como de pintores, criando, contudo mundos completamente distintos. Em 1926 em Munique, é publicado o segundo trabalho teórico importante de Kandinsky, “Ponto e linha em relação à superfície”, e o primeiro número da revista Bauhaus é dedicado a Kandinsky por ocasião de seu 60º aniversário. Mas, com a demissão de Gropius, a Bauhaus passou a ser dirigida por Hannes Meyer, de 1928 a 1931, e conheceu uma fase de intensa politização dos estudantes. O comprometimento social de Meyer, que tinha aversão ao esteticismo dividiu os estudantes. Kandinsky e Klee viam–se expostos a ataques violentos. Meyer acabou por ser demitido e seu lugar ocupado por Ludwig Mies Van der Roher, que transformou a Bauhaus numa pura escola de arquitetura, deixando de lado os objetivos fixados por Gropius, Klee e Kandinsky. Klee então aceitou ir ensinar na Academia de Belas Artes de Dusseldorf, enquanto Kandinsky foi-se retirando aos poucos da atividade de docente. A Bauhaus foi transferida em 1932 para Berlim, e por uma forte campanha de difamação feita pelos nazistas, ela se fecha após encontrarem material comunista em suas instalações. Os anos de Guerra não pouparam Kandinsky, que estava morando em Paris e sofreu terríveis privações. Apesar das dificuldades não perdeu seu entusiasmo pelo trabalho e continuou escrevendo diversos artigos em defesa da arte abstrata, com tudo isso sua obra dessa época não denota sinais de guerra ou da ocupação nazista. No ano de 1940 ele terminou sua última grande obra, “À Volta do Círculo”. Até o fim, Kandinsky continuou a pintar pequenos cartões, apesar de incapacitado por uma arteriosclerose, vindo a falecer no dia 13 de dezembro de 1944, em Neuilly-sur-Seine aos 78 anos de idade.

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Camara de Ecos: Nasci sob um teto sossegado, Filho de Pai Árabe e uma Sertaneja Baiana, Agora entre meu ser Eo ser alheio a linha de fronteira se rompeu, A memória é uma ilha de edição, Samba: expressão das etnias negra ou mestiça do quadro da vida urbana brasileira; A quase catatonia do quase Cinema, Júbilo epifânico do Édem. Tenho os pé no chão por que sou de Sagitário.Mas a cabeça, gosto que avoe...