sexta-feira, 31 de julho de 2009

Olho Mágico ( retrato celular)


Olho Mágico
Gilberto GilComposição: Gilberto Gil
Piolho, piolho!
Você quer ver um piolho
No pelo da minha pubis
No pelo da minha pubis
Que olho, que olho!
Você pensa que tem olho
Você pensa que tem olho
Que tem olho de olho mágico
Você quer me ver vivendo
Algo patético ou trágico
Você pensa que eu estou no big brother
Você pensa que eu seria um grande irmão
Você pensa que eu estou fora de moda
Porque ainda considero a solidão
Que molho, que molho!
Quer ver o dente de alho
Quer ver o dente de alho
Refogando meu repolho
Quer alho, quer alho!
Quer pimenta malagueta
Quer que eu chupe uma chupeta
Que que eu imite um zarolho
Quer meu álbum de retratos
Remexer minha gaveta
Arrumar o meu armário
Refazer meu guarda-roupa
Andar na minha lambreta
Você quer a rima fácil
Como eu fosse um poeta
De proveta ou de prancheta
Que saco, que saco!
Como se isso fosse naco
Como se isso fosse nesga
Como se isso fosse fresta
Que saco, que saco!
Como se isso fosse um jeito
De você bisbilhotar meu silêncio
Ou minha festa
Eu estou lhe dando tudo
Eu estou me dando todo
O meu celular me cola
Inteirinho em seu roteiro
Não precisa me editar
Filmei tudo o tempo inteiro
Quero ver quem ver primeiro
Até onde eu vou chegar
Primeiro, primeiro!
Quero ver quem ver primeiro
Até onde eu vou chegar
Até onde eu vou chegar
Meu retrato celular
Retrato celular.

Luminoso Gilberto Gil. Mais uma vez o tema da nossa conversa gira em torno das relações pessoais no terceiro Milênio. As transformações nas relações seguem o ritmo das ferramentas de comunicação virtuais. A velha carta, virou e-mail ou correio eletrônico. O endereço de e-mail agora serve pra enviar mensagens instantâneas: É o famoso Msn! O Orkut muito famoso e com o maior número de usuários só aqui no Brasil é a alegria da garotada, pesadelo para as mães de meninas deslumbradas, dos cornos, paraíso dos tarados, dor de cabeça pra policia e mina de ouro para os donos de Lan House!kkkkkkkkkkkkkkkk!Falando sério...Hoje se você não se conecta com essas ferramentas se trumbica, como já dizia o velho e saudoso Chacrinha.Quase tudo se pode fazer por esses canais de comunicação digital. Veja quase tudo. Se você quiser saber da veracidade sobre o que está contido nas páginas de orkut, do que é dito no msn, no My Space e afins , ainda tem de ser ao vivo.Bom, e quem não curte essas ferramentas como é que fica? Então...É justamente o que Gil trata na música lá em cima. Na verdade o que impera nesse Mundo de realidade virtual é a bisbilhotagem, o fake, o engodo via net. A privacidade tenta ser a todo custo burlada. Os indivíduos são coagidos a revelar suas individualidades, particularidades. Criam-se programas pra hakear( invadir) conversas, orkuts, arquivos pessoais, em fim, se você quer segredo não use o computador. Se antes a carta era aberta no vapor , hoje ela é aberta por uma seqüência de códigos binários...Vejam, nada se cria tudo se transforma!Entretanto, longe de mim condenar as inovações nas comunicações virtuais.Acho um barato poder me passar por um personagem, reinventar meu ''eu''. Fazer marketing positivo da nossa imagem, aglomerar pessoas com afinidades intelectuais, etc.É inegável o poder e a liberdade que essas ferramentas nos proporcionam.Mas com toda essa informação, disposição de relações , emoções, ainda sinto que a maioria das pessoas estão solitárias. Vivemos uma realidade muito próxima a que foi trabalhada no filme Matrix . Somos apenas avatares de nós mesmos. E no reino na tela fria, a Massa esfria com Narciso no trono!Um beijo a todos e até mais!Sérgio Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Camara de Ecos: Nasci sob um teto sossegado, Filho de Pai Árabe e uma Sertaneja Baiana, Agora entre meu ser Eo ser alheio a linha de fronteira se rompeu, A memória é uma ilha de edição, Samba: expressão das etnias negra ou mestiça do quadro da vida urbana brasileira; A quase catatonia do quase Cinema, Júbilo epifânico do Édem. Tenho os pé no chão por que sou de Sagitário.Mas a cabeça, gosto que avoe...